[DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar
Barra Anti Torção Superior e Inferior
No impacto simultâneo devido a irregularidades no solo/obstáculos. Parte da força exercida é transferida para a carroceria.
Veículos Sem Barra Anti Torção:
Veículos Com Barra Anti Torção:
Em Curvas a força exercida e a transferência de peso concentram-se aumentando a torção da carroceria e diminuindo a dirigibilidade:
Veículos Sem Barra Anti Torção em Curvas:
Veículos Com Barra Anti Torção em Curvas:
Barra Estabilizadora:
A barra estabilizadora, ou simplesmente estabilizador, consiste em uma ligação entre as suspensões das duas rodas de um mesmo eixo, com o fim de estabelecer um vínculo entre seus movimentos. Em uma curva, com a inclinação da carroceria (rolagem), as rodas externas à curva tendem a comprimir as respectivas molas, enquanto as internas à curva tendem a se afastar da carroceria, distendendo suas molas.
É aqui que entra o estabilizador: ao “amarrar” com certa flexibilidade as rodas interna e externa de cada eixo, ele as mantém mais niveladas, reduzindo a inclinação da carroceria. Esse efeito é tanto maior quanto mais espessa for a barra.
O efeito de amarração do estabilizador só aparece quando as rodas do mesmo eixo se movimentam de forma desigual, como as passar por um obstáculo com apenas um lado do carro.
Veículos Sem Barra Estabilizadora em Curvas:
Veículos Com Barra Estabilizadora em Curvas: